AMIGOS DA CURA

TROCA DE INFORMAÇÕES A FAVOR DA VIDA

Mais 14 aplicadores populares de auto-hemoterapia e multiplicadores da técnica estão prontos para atuar no país

Terça-feira, 12 de dezembro de 2017 - 13:48:58

Mais 14 aplicadores populares de auto-hemoterapia e multiplicadores da técnica estão prontos para atuar no país

A aplicação de auto-hemoterapia no Brasil é legal. Ilegais e arbitrários foram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os Conselhos de Saúde (CFM, Cofen e CFF) que proibiram a uso da técnica no Brasil sem ter competência para isto. Seus atos, que ferem inclusive a Constituição Federal, além de serem imorais, estão prejudicando milhões de brasileiros ao impedir que se curem com técnica tão barata e eficaz.

Este foi um dos principais pontos de discussão no último treinamento para a formação de aplicadores de auto-hemoterapia, realizado no dia 26 de novembro. O pessoal foi capacitado a ensinar outros aplicadores populares - sem formação especializada na área de saúde - no emprego da técnica.

Este recurso será utilizado até que as decisões ilegais que proíbem aos profissionais de saúde o emprego da auto-hemoterapia sejam revogados. Tal providência já foi solicitada ao Ministério Público Federal (MPF), embora até agora não atendida. Há recurso no processo no MPF para que o órgão, afinal, cumpra com sua obrigação legal.

A capacitação do grupo na sétima etapa foi realizada no Centro Comunitário do Bairro Caçaroca (Serra- Sede ) pelo dr. Antonio Chiesa, de 79 anos. Ele é sanitarista, biólogo e farmacêutico. O treinamento foi dado a pessoas das cidades de Viana, Cariacica, Vitória e Serra, todos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo. O treinamento, como os outros realizados, foi de graça.

Das 14 pessoas, quatro já eram aplicadores de auto-hemoterapia. Participaram para tirar dúvidas tanto na parte teórica, como na prática.

O curso destacou a necessidade de limpeza do local de aplicação. No plano pessoal, tanto do aplicador, quanto de quem recebe a aplicação, devem observar normas estritas de higiene. Houve bastante discussão sobre as doses a serem aplicadas, entre outros pontos.

Leia mais:

Contra a proibição da Anvisa, do CFM e Cofen

Brasileiros formam grupos populares para multiplicar aplicadores de auto-hemoterapia. A reportagem foi publicada em maio de 2016

A decisão de capacitar pessoas da comunidade como aplicadores de auto-hemoterapia surgiu como reação à proibição arbitrária da Anvisa, CFM e CFF.

E mais: Alternativas para aprender a aplicar a auto-hemoterapia

Documentos do processo defendendo a liberação da auto-hemoterapia

AÇÕES PELA REVOGAÇÃO DOS ATOS
AUTORITÁRIOS DA ANVISA E DO CFM

DOCUMENTOS

RECURSO AO COLENDO NÚCLEO DE APOIO
OPERACIONAL À PFDC NA PRR 2a REGIÃO
– PÁG 2

O DESPACHO DE ARQUIVAMENTO
- PÁG 18

RESPOSTA DO DR. DR. JOSÉ DE FELIPPE JUNIOR
- PÁG 23

Ubervalter Coimbra
67 anos - Vitória - ES

http://www.hemoterapia.org/informacoes_e_debate/ver_opiniao/mais-14...

Exibições: 69

Responder esta

Visitantes online

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

© 2018   Criado por Maurecir Mafra.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço