AMIGOS DA CURA

TROCA DE INFORMAÇÕES A FAVOR DA VIDA

ACUPUNTURA PARA LEIGOS E CURIOSOS

Informação

ACUPUNTURA PARA LEIGOS E CURIOSOS

Neste grupo trataremos de temas relacionados à Acupuntura e às terapias e filosofias afins. Seja bem vindo!

Site: http://acupunturaparaleigos.blogspot.com.br/
Local: Rio de Janeiro
Membros: 18
Última atividade: 1 Ago, 2017

PARA QUEM DETESTA SER AGULHADO

Antes de começarmos a falar sobre o funcionamento do organismo , através da visão chinesa é bom que você saiba que a ACUPUNTURA é umatécnica terapeutica,  que faz parte da medicina tradicional chinesa praticada há milhares de anos.

Mas afinal,  o que fazem as agulhas?

Elas estimulam  determinados pontos do corpo chamados : meridianos de energia.

São  agulhas extremamente finas , que são introduzidas objetivando equilibrar as energias  interiores e manter sua saúde em HARMONIA.

No entanto podemos estimular esses mesmos pontos de outras  formas, sem necesariamente utilizarmos  agulhas!

 Essa é  a tal "boa"  pra quem não gosta nem de pensar em ser agulhado!

UM EXEMPLO:

As dores lombares, de ombro de joelho etc...

Para os chineses a maioria das dores, sobretudo as crônicas são um sintoma de estase ( estagnação de sangue, por ex, e essa estagnação provoca dor, ou por calor ou por frio).

Em alguns dos casos utilizamos as ventosas, que ao "puxar o sangue estagnado" movendo-o acaba com a dor na hora.

ACHA IMPOSSÍVEL?

Se você tem essa  tal dor vá conferir e depois me fale!

Fórum de discussão

Acumpuntura auricular

Iniciado por Prof: Luciano Nasso. Última resposta de Paulo Augusto 9 Set, 2015. 1 Resposta

Eu pratico acumpuntura auricular a mais de 8 anos aqui nos USA com resultados fantasticos . se Algue tiver alguma duvida estamos a disposiçao para esclarecimentosContinuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de ACUPUNTURA PARA LEIGOS E CURIOSOS para adicionar comentários!

Comentário de denise.conte em 17 junho 2016 às 18:25

Bom dia Priscila. 

O curso de formação em acupuntrura exige que a pessoa tenha uma formação universitária.

No entanto há cursos chamados LIVRES, que ensinam  também  as matérias de acupuntura e dão condições do aluno praticar a terapia em clientes, no entanto . seus certificados não possuem  a graduação de "Pós" e não dão o título de acupunturista pós graduado.

Portanto você pode, em sua cidade, informar-se sobre os cursos livres .

Comentário de Priscila Henna em 21 março 2016 às 2:55
Bom dia, sou estudante de farmácia e técnica em enfermagem e gostaria de saber se posso fazer o curso de acupuntura ou precisa de alguma graduação?
Comentário de denise.conte em 11 setembro 2015 às 0:24

Olá Paulo Augusro. Formada em terapia chinesa , em todos os aspectos, inclusive a auriculoterapia e estabdo esse post aqui na página de acupuntura para leigos e curiosos não poderia deixar de vir lhe dar um retorno também. Ainda porque trabalho no RJ e, assim como o Luciano Lasso aplico a auriculoterapia, seja com ahulhas ou com criatais ionizados.
O resultado é muito bom, já que inicialmente começamos a trabalhar pontos de ansiedade, rins baço. Se vc tem estresse em altos níveis, aí mesmo é que precisa da auriculo, para diminuir tudo o que te leva a buscar o cigarro. Se vc tem mesmo VONTADE de deixar o fumo, com certeza a auriculoterapia traz resultados bem satisfatórios.

Abraço

Comentário de Paulo Augusto em 9 setembro 2015 às 2:35

Caro Luciano, gostaria de saber se a acupuntura auricular serve para o tratamento de tabagismo.
Desde já agradeço por tua resposta
Paulo Augusto

Comentário de denise.conte em 27 agosto 2014 às 0:04

A acupuntura auricular é realmente fantástica.

Na orelha, assim como em pés, mãos e diversos pontos do corpo ( incluindo arcada dentária) existem microsistemas que apresnetam profunda ligação com todos os órgãos e funções do nosso corpo físico, do emocional e do sutil. Acrescentar a auriculoterapia às sessões de acupuntura, faz com que se prolongue , por mais tempo  os efeitos benéficos da acupuntura. Há casos em que somente a auriculoterapia isolada surte um ótimo efeito.

Comentário de denise.conte em 11 junho 2014 às 21:50

Luiz :

Estou à sua disposição para o que deseje esclarecer, que esteja ao meu alcance.

Abraço.

Denise

 

Comentário de Luiz F. Engel em 10 junho 2014 às 0:39

Denise,

Outra vez agradeço tua explicação.

Sou fã da acupuntura, mesmo sem pratica-la e vejo que tem seus méritos, pois pude usufruir desta técnica. Tenho vários amigos que praticam a acupuntura e já me explicaram as perguntas feitas aqui, mas sempre é bom se ter uma outra visão, já que teu posicionamento foi enfocando a cultura chinesa.

Por outro lado, fui abusado em perguntar algo que já conhecia. Não foi para mim que questionei, mas para quem é bem mais leigo nesta matéria, assim fica explícito e claro o assunto que é abordado por quem domina o assunto.

Admiro a acupuntura para tratar determinados pontos de saúde, onde a medicina ortodoxa é muito superficial, pois não ataca apenas as consequências mas pesquisa e corrige as causas do problema.

Para nós, os ocidentais, é bem mais complicado entender a filosofia chinesa, apesar de simples, mas complexa de ser assimilada. Quando um acupuntor diz ter "água no fígado" (só como exemplo) assumimos que há retenção de líquido, sendo que terapeuticamente tem bem outro significado.

Pelo que detalhastes vejo que és uma excelente profissional pois está no teu linguajar a forma original de praticar a acupuntura.

Parabéns e mais uma vez grato por ter tido paciência em atender tão prontamente.

Comentário de denise.conte em 9 junho 2014 às 22:17

Digo "Bambu"

Comentário de denise.conte em 9 junho 2014 às 22:16

Prezado Luiz:

Ah, Luiz! Não queria  ter lhe dado uma resposta tão técnica assim, como você colocou em sua mensagem. Afinal, na sua pergunta foram usados alguns termos técnicos e acabei indo por esse caminho.

Gostaria de dar uma ajeitada nessa resposta , para que ela lhe elucide melhor as suas dúvidas.

Imagine que , assim como no Universo e no Planeta Terra, dentro de nós humanos existam os mesmos elementos, todos interagindo com todos?

Para a medicina chinesa e, um pouco mais para a forma que encontrei de explicar aos meus pacientes peço-lhes que imaginem o ser humano como uma cena onde exista uma planta, podendo ser tb um babu, ou uma árvore Elemento madeira em nós), todos plantados na terra.

sempre umedecida pela água, que pode vir da chuva ou do vapor vindo do calor.Esse calor pode ser do sol (Elemento fogo que todos nós temos) ( de fora) ou interno ( nossas emoções, por exemplo, uma má digestão ( vem de fora, mas tb de dentro), ou por emoções, que aceleram nosso metabolismo, o coração, nos dão raiva, tristeza, medo  e, tantas emoções mais. às vezes temos falta de ar, ou dificuldade de respirar a própria vida! Elemento ar /Metal)

Bem! Em torno desses cinco elementos vc pode imaginar que nenhum deles vive bem sem o outro. Terra precisa estar úmida para desenvolver bem a planta, que ressecará se não houver água ( por isso a água é tão importante para nós), já que a planta representa o elemento madeira ( bambu é a planta verde, flexível, úmida e a árvore frondosa é firme, mas nada flexível, ressecada- se observar tem a ver com uma personalidade inflexível e que, mais adiante na vida terá dores nas articulações e até mesmo deformidades nelas)

Como vc vê, parece meio complicado, sem um desenho. Mas procure fazê-lo e verá que é bem coerente aquilo que os chineses dizem sobre as energias dos órgãos. E também entenderá que, aparelhos  usados em acupuntura devem ter um critério bastante direcionado a cada problema. Por isso lhe disse que a eletroaupuntura tem, na terapia , objetivos mais de segar do que de estimular. E a filosofia, quando entra a Estética, acaba sendo específica ao quadro a ser trabalhado. Não esqueça : dentro de vc há o sol e a água ( o yang - calor- e a água - frio) . É mais ou menos o equilíbrio entre o yang e o yin , o objetivo principal da acupuntura. Espero que agora tenha sido menos técnica e mais objetiva, dentro do tema tão extenso, procurando reduzi-lo, de forma a que seja entendido e, principalmente sentido por vc. Um abraço.

Denise Conte

 

Comentário de Luiz F. Engel em 9 junho 2014 às 2:56

Denise, Agradeço tua explicação, mesmo um pouco técnica serviu para elucidar minhas dúvidas. Valeu !

 

Membros (18)

 
 
 

Visitantes online

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

© 2018   Criado por Maurecir Mafra.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço