AMIGOS DA CURA

TROCA DE INFORMAÇÕES A FAVOR DA VIDA

A niacina, também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel cujos derivados (NAD+, NADH, NADP+ e NADPH) desempenham importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. A designação "vitamina B3" também inclui a amida correspondente, a nicotinamida, ou niacinamida.

Outras funções da niacina incluem remover substâncias químicas tóxicas do corpo e auxiliar a produção de hormônios esteróides pelas glândulas supra-renais, como os hormônios sexuais e os relacionados ao estress.
Metabolismo
Em geral se define a atividade da niacina nos alimentos como concentração de ácido nicotínico formado pela conversão do triptófano, contido nos alimentos, em niacina. Esta é biologicamente precursora de duas coenzimas que intervém em quase todas as reações de óxido-redução: a nicotinamida adenina dinucleótido (NAD+) e a nicotinamida adenina dinucleótido fosfato (NADP+). A pelagra é a conseqüência de uma carência de vitamina B3 (conhecida como "PP" por ser a vitamina que "previne a pelagra") e de triptófano ou de seu metabolismo.

As formas coenzimáticas da niacina partipam das reações que geram energia graças à oxidação bioquímica de carboidratos, lipídios e proteínas. NAD+ e NADP+ são fundamentais para se usar a energia metabólica dos alimentos. A niacina participa na síntese de alguns hormônios e é fundamental para o crescimento. A niacina funciona como vasodilatador em grandes doses.

Necessidades
A ingestão diária recomendada de miligramas equivalentes de niacina (NE) para um adulto são 6,6 mgNE por 1.000 kcal e não menos de 13 mg NE para necessidades de calorias inferiores a 2.000 kcal. As mulheres grávidas precisam de suplementos de 2NE ao dia, e as que amamentam, 5 mg NE ao dia. Para crianças de até seis meses, com uma dieta calórica de 1.000 kcal ao dia, as necessidades são de 8 mg NE ao dia. Para idades superiores as necessidades diárias dependem da ingestão calórica diária. Uma dieta pobre em vitamina B3 pode causar fadiga, irritabilidade, insônia, dor-de-cabeça, depressão nervosa, diarréia e dermatite.

Fontes
A nicotinamida e o ácido nicotínico são abundantes na natureza. Há uma predominância de ácido nicotínico nas plantas, enquando que nos animais predomina a nicotinamida. São encontradas principalmente na levedura, no fígado, nas aves, nas carnes magras, no leite e nos ovos, nas frutas secas, nos cereais integrais e em vários legumes, frutas e verduras (como o brócolis, o tomate, a cenoura, o aspargo, o abacate e a batata-doce).

Estudos entre a relação entre a deficiência de nicotinamida e o câncer da mulher. O interesse veio da descoberta de que a principal forma desta vitamina, NAD , é consumida como substrato nas reações de transferência de ADP-ribose. A poli-ADP-ribose polimerase, enzima ativada pela quebra do DNA, é a ADP-ribosiltransferase de maior interesse com respeito ao status da nicotinamida nas células, porque o aumento da sua atividade pode depletar o NAD. Estudos sobre as conseqüências da lesão do DNA em células humanas, suportam a hipótese que a nicotinamida funcione como fator de proteção que limita a carcinogênese
Dragovic em 1995, estudou as doses necessárias de nicotinamida para aumentar a sensibilidade tumoral à radioterapia e hipertermia. Concluiu que para provocar sensibilização em tumores humanos a dose segura e bem tolerada é de 6 g por via oral, em dose única, em jejum , administrada 60 minutos antes da radioterapia ou imediatamente antes da hipertermia. MacLaren em 1997, mostrou que a nicotinamida diminui a hipoxia de tumores humanos quando administrada imediatamente antes da radioterapia;
A nicotinamida administrada, há uma utilização preferencial de ATP (adenosina trifosfato ) e de PRPP ( 5-fosforilribose-1-pirofosfato ) celular para a síntese dos adenina dinucleotídeos. Esta biosíntese prioritária , cujo propósito é a conservação da nicotinamida intracelular, pode explicar o porquê da nicotinamida inibir a síntese de RNA e DNA nos tecidos em proliferação o que torna claro a razão de níveis elevados de nicotinamida serem tóxicos para animais em fase de crescimento, para células de mamíferos em cultura e para as células em ritmo acelerado de crescimento como o câncer. A nicotinamida não interfere no crescimento de crianças em fase de crescimento.

Exibições: 25137

Tags: depressão, dermatite, diarreia, dor, fadiga, insonia, irritabilidade, niacina, nicotinamida

Comentário de elenara bittencourt ribeiro em 1 outubro 2011 às 20:57
onde compro esse produto. e queria saber se levedo de cerveja tem isso , alguem pode me responder
Comentário de elenara bittencourt ribeiro em 1 outubro 2011 às 21:00
eu posso pedir na farmácia vitamina B3 só isso?
Comentário de Maurecir Mafra em 1 outubro 2011 às 21:11
Sim em farmacia de manipulaçao, melhor ler esta outra postagem e adicionar mais alguns elementos http://amigosdacura.ning.com/profiles/blogs/vitaminas-do-cerebro
Comentário de Sueli Martins em 14 outubro 2011 às 0:29

Oi Maurecir tudo bem?

Li agora esse artigo, e te pergunto como voce toma a vitamina B3, é através de algum suplemento, ou através da alimentação?

Estou chegando agora, mas tenho me interessado e lido muitos artigos.

Cheguei até o site por curiosidade e pesquisa, ao conhecer a autohemoterapia através do Dr. Luis tive a vontade de pesquisar mais ra poder fazer uso da AHT, a minha irmã fez a primeira em mim no domingo, e quero ver se consigo fazer as aplicações sozinha, por isso tenho estudado bastante.

Parabéns por esse trabalho.

Grata pela atenção, Sueli Martins.

Comentário de Maurecir Mafra em 14 outubro 2011 às 0:41

Sim suplemento em farmacia de manipulaçao, melhor ler esta outra postagem e adicionar mais alguns elementos http://amigosdacura.ning.com/profiles/blogs/vitaminas-do-cerebro

Algumas fazem sem receita

Comentário de andrea duarte em 24 fevereiro 2012 às 18:08

ola,alguem pode me ajudar,tenho 39 anos,e descobri a 3 anos que tenho hepatite c,genotipo 1,ocorre que meus exames ate agora estao normais,assim como nao tenho ainda alteraçao no figado.porem minha carga viral esta subindo estou com medo de meu organismo nao suportar tanta luta.pensei varias vezes em fazer aht,ja tomo cloreto de magnesio a 3 meses...gostaria de saber a quantidade de aplicaçoes que poderia fazer de aht,obrigada

Comentário de Alexandre Bergamo de Oliveira em 11 junho 2014 às 22:00

Olá, gostaria de saber mais sobre a cura da Depressão, o que tomar sem ter que recorrer a remédios já que os mesmos não surtiram efeitos, Grato 

Comentar

Você precisa ser um membro de AMIGOS DA CURA para adicionar comentários!

Entrar em AMIGOS DA CURA

google-translate

Visitantes online

Colaborador

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Últimas atividades

credson postou uma discussão
3 horas atrás
Jandira Rodrigues Bahia entrou no grupo de Maurecir Mafra
16 horas atrás
Rose deixou um comentário para Jorge A. Rodrigues de Vargas
17 horas atrás
israellotuz atualizaram seus perfis
17 horas atrás

© 2014   Criado por Maurecir Mafra.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço