AMIGOS DA CURA

TROCA DE INFORMAÇÕES A FAVOR DA VIDA

programa do Jo e Ana Maria Braga sucupira cura enfermidades + reportagens

Confira parte da entrevista do programa do Jo
ótima, imperdível
http://www.youtube.com/watch?v=Dch-Qkf6Ggg&feature=related

Sucupira é o nome popular dado a várias espécies de árvores brasileiras, entre elas:
* Bowdichia virgilioides
* Pterogyne nitens
* Sclerolobium aureum
* Diplotropis purpurea
* Pterodon polygalaeflorus (que alguns autores consideram a mesma espécie desta Pterodon emarginatus).

Veja também Ana Maria Braga

http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Bebidas/0,,REC41070-778...

A sucupira ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua, nos Estados de MG, MT, TO, SP, GO e MS. É árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, folhas compostas bipinadas. Fruto tipo legume, achatado, com uma só semente

DESCRIÇÃO: Árvore rústica nativa no Brasil, mais comum nas regiões intermediárias da Mata Atlântica e Cerrado, por exemplo, Belo Horizonte.
Madeira nobre e famosa que continua sendo procurada e normalmente apresenta sua floração roxa/azulada nos meses de agosto e setembro.

Medicinal: Sementes, casca e raiz (batata).

INDICAÇÃO: Depurador do sangue, excelente para articulações, combate úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses (manchas na pele), dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, inflamações no útero e ovário. É também um reconhecido anticancerígeno.

COMO PREPARAR: Quebrar as sementes, ou melhor, cortar em quatro partes, fazendo uso de um alicate de corte ou de uma faca média/grande, apoiando a semente num local firme. Encostar bem a lâmina, apertar nas costas da faca ou bater com um socador. Após ferver a água por uns 8 a 10 minutos, mergulhar quatro a cinco (4 a 5) sementes abertas para cada litro de água, ferver por mais 40 a 60 segundos e desligar. Abafar, deixando esfriar, depois coar e conservar na geladeira ou lugar bem fresco (consumir no dia).

CONSUMO: Beber com intervalos de uma a três horas, nunca mais de 200 ml de cada vez, devendo a cada intervalo de uma hora, tomar a mesma quantidade de água natural. Exemplo: Se tomar sucupira as 08h30min, tome água as 09h30min e 10h30min, voltando à sucupira às 11h30min. Evitar líquidos nas principais refeições. Para crises (tratamento intensivo), tomar o chá intercalando a cada hora com água, ou seja, sucupira a cada duas horas. Consumir até quinze dias consecutivos, sendo aconselhável parar outros quinze dias que poderá ser substituído por chá de folhas de amoras que vai ajudar no equilíbrio do sistema endócrino. Para manutenção como preventivo, use as cápsulas de 500 mg ou diminua a receita de forma gradativa, podendo mudar para a maceração, ou seja, mergulhar uma ou duas sementes quebradas em Vinho ou Biotônico Fontoura (500 ml), mantendo fechado por 15 dias em lugar fresco (sombra). Coar e tomar 15/20 ml duas a três vezes ao dia, mantendo intervalos de 15 dias sem uso da sucupira.




O que é artrose e "bico de papagaio "?
A artrose constitui a forma mais comum de reumatismo, sendo, na realidade, uma das doenças mais frequentes na espécie humana e um dos principais fatores de incapacidade física dos idosos.

Em graus variados, julga-se que afeta a maior parte da população depois dos 60 anos, embora só em alguns casos atinja gravidade suficiente para determinar sintomas e conduzir ao diagnóstico definitivo.

A observação da artrose em numerosos esqueletos pré-históricos demonstra a sua antiguidade. Não se trata pois de uma "doença da civilização" embora as articulações afetadas sejam, em certa medida, influenciadas pela adaptação da espécie á postura ereta e pela profissão.

A frequência da artrose aumenta com a idade. Trata-se de uma doença que afeta cerca de 20% da população aos 40 anos e quase 100% aos 80 anos.

Embora não haja cura para a artrose, o tratamento adequado permite aliviar os sintomas, melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida, bem como prevenir ou corrigir problemas articulares mais graves. O conhecimento do paciente sobre a sua doença representa, como em quase todas as formas de reumatismo, um elemento da maior importância na determinação dos resultados do tratamento.

O que é Artrose

A artrose resulta da destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações, conduzindo à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos. Numa articulação normal, os topos dos ossos que a compõem estão cobertos por um material elástico esbranquiçado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos ossos e atua como uma almofada que absorve o impacto dos ossos no movimento.

Os ossos de uma articulação são mantidos em posição por ligamentos e tendões, que permitem apenas os movimentos normais. Os músculos são também determinantes na manutenção da estabilidade da articulação, sendo esta encerrada numa cápsula fibrosa, no interior da qual uma pequena quantidade de liquido sinovial acua como lubrificante.

Na artrose, começa por ocorrer uma deterioração da cartilagem, que perde a sua regularidade e elasticidade, o que diminui a sua eficácia e contribui para a sua destruição adicional com o uso e traumatismo. Com o tempo, grande parte da cartilagem pode desaparecer completamente.

Na ausência completa da tal "almofada" da cartilagem os ossos roçam diretamente entre si, causando sensação de atrito, dor e limitação de movimentos . Com o tempo, podem sofrer deformação visível ou palpável, cuja tradução mais comum consiste nos osteofitos, conhecidos popularmente, na coluna por bicos de papagaio.

Em alguns casos, fragmentos da cartilagem ou do osso soltam-se para o interior da articulação, podendo bloquear os seus movimentos. Por outro lado, as estruturas de contenção da articulação, como os tendões e ligamentos , são colocados sob tens ão excessiva, podendo romper ou inflamar.

Estas alterações, que constituem uma importante causa de dor e incapacidade, podem ser eficazmente tratadas, quando a doença é detectada precocemente. Torna-se possível, com tratamento adequado, evitar ou retardar grande parte da destruição da articular e suas consequências.

Quais articulações afetadas

Todas as articulações poderão ser atingidas pela artrose. Contudo, a anca, os joelhos, os pés e a coluna (articulações de carga) são, de longe, as mais vulgarmente atingidas, devido ao esforço a que são sujeitas.

Uma forma relativamente comum, mas particular, atinge predominantemente as articulações mais próximas das unhas das mãos, problemas mais frequentes em mulheres após a menopausa.

A articulação da base do polegar é também afetada com frequência, particularmente em donas de casa e noutras profissões com uso intensivo do polegar. Articulações como os ombros, os cotovelos, os punhos e os tornozelos menos frequentemente são atingidas, a não ser como consequência de traumatismos ou de certas doenças gerais .

Quem corre maior risco ?

De uma maneira geral, a artrose é mais frequente e mais grave no sexo feminino. A obesidade constitui um importante fator de risco, sobretudo no caso do joelho e da anca, sendo a relação menos clara para a artrose da coluna, embora a obesidade aumente a dor nesta situação, não existindo no que se refere à artrose das mãos .

Algumas profissões com particular exigência física têm também maior tendência a determinar artrose, sendo esse o caso da industria têxtil, em relação ao polegar, da agricultura relativamente à anca e da industria mineira na artrose do joelho.

A doença tem alguma carga hereditária, particularmente nas formas generalizadas atingindo as mãos. Por outro lado, todos os traumatismos podem aumentar o risco de artrose, particularmente quando ocorrem fraturas que atingem as articulações ou rompem os seus ligamentos.



Fonte: Brasil Medicina

Exibições: 57644

Tags: anca, artrite, artrose, cartilagem, desgaste, fratura, joelho, juntas, ligamentos, sucupira

Comentar

Você precisa ser um membro de AMIGOS DA CURA para adicionar comentários!

Entrar em AMIGOS DA CURA

Comentário de Julio Oliveira em 3 setembro 2012 às 16:00

A entrevista do Juca de Oliveira foi removida do YouTube, mas pode ser vista em:

http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/como-fazer-cha...

Comentário de Maria em 26 fevereiro 2012 às 2:59

Tenho um amigo que sempre gostou de jogar bola, com o passar do tempo a dor no joelho começou a atrapalhar, depois que fez uso da sucupira voltou a jogar bola, a dor sumiu completamente e milagrosamente.

Bj. 

Comentário de Siomara em 23 fevereiro 2012 às 15:25

quem mais pode te ajudar Salome esta aqui mesmo no amigos da cura, 

http://amigosdacura.ning.com/profile/PaulWilhelmStein?xg_source=pro...

ele trabalha com fitoterapia

http://www.fitoterapiaesaude.com.br/

parece ser muito bom e serio, qualquer coisa me escreve ta bom? espero ter te ajudado, bjs

Comentário de Siomara em 23 fevereiro 2012 às 15:17

Acabei de conversar com uma loja aqui no bairro por telefone, eles vendem um saquinho de 15 sementes a cerca de 4,00 ou 5,00 reais e pela descriçao é essa a correta, quem pode conferir a infomação por favor

quem quiser o contato me escreva.

Comentário de Siomara em 23 fevereiro 2012 às 15:10

eu tenho artrose lombar e cervical :( as vezes fico dias dentro do quarto.. de colar cervical, colete lombar e outros aparatos, no i verno judia demais de nos.. encontrei uma rede de lojas mas precisa entrar em contato e conferir se tem Salome, diz no site que tem 2 lojas em Portugal, quem sabe vc consegue que eles enviem para vc ai, nao consegui achar em outro lugar, sei que aqui no bairro ja teve quem vendesse pois em 2010 tomei sucupira com biotonico fontoura e nunca mais encontrei.

http://www.mundoverde.com.br/Loja.asp

Comentário de SALOME em 23 fevereiro 2012 às 11:37

Alguem sabe uma ervanaria onde eu possa comprar as sementes de sucupira, pagar com cartão e que me enviem para a Europa?

Tenho graves problemas de locomoção, que aumentam drasticamente nesta época de Inverno.

Comentário de maria izabel de carvalho socorro em 15 dezembro 2010 às 20:08

ola amigos[a] obrigado por esta pagina estou precizando muinto de ajuda pra tomar remadios natural tudo ke vcs tiverem sobre fibromialgia precizo de dicas pra mi curar obrigados grande abraço bel

Comentário de AHT HEMOTERAPIA .ORG em 6 março 2010 às 19:37
Só para constar, pois segundo os contras a AHT é uma panacéia, ou seja cura tudo, veja no site abaixo, as indicações da semente de sucupira:

http://www.mundodastribos.com/sementes-de-sucupira-quais-os-benefic...

O chá de sucupira é usado para combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário.

Portanto "contras" nem a sucupira e nem a AHT são pseudo-tratamentos. São tratamentos alternativos eficazes, benéficos e COMPROVADOS.
Comentário de AHT HEMOTERAPIA .ORG em 6 março 2010 às 15:56
Outro dia falando sobre a Autohemoterapia para um amigo, ele retrucou, dizendo que era crendice e uma pseudo-ciência.

Então, falei sobre a Semente de Sucupira, e ele disse a mesma coisa, que não passava de crendice popular e um pseudo-tratamento.

MAS ele ficou surpreso quando eu revelei que a UNICAMP SP comprovou e continua pesquisando os efeitos benéficos da Semente de Sucupira.

Quem sabe um dia a UNICAMP pesquise e comprove os efeitos da AHT.

SEMENTES DE SUCUPIRA:
(pode ser comprada no mercado municipal ou feiras livre)

UNICAMP comprova benefícios da Sucupira contra câncer, artrite, artrose, dores, inflamações.

http://www.youtube.com/watch?v=h4QhAUlboXI

Este vídeo do programa do Jô em que o ator Juca de Oliveira testemunha os poderes do chá de Sucupira para os humanos, e dá também uma receita para o tratamento de animais... é muito bom.

* Para fazer o chá, pega 12 sementes de sucupira e quebra a marteladas.
* Ferve 3 litros de água e depois de fervendo jogas as sementes dentro, espera ferver por mais 90 segundos e desliga o fogo. Tampa a panela e espera esfriar.
* Toma até 1,5 litro por dia.

Outra forma é fazer com Biotônico Fontoura ou vinho: Quebrar as semente e colocar dentro do vidro. Esperar 15 dias e tomar 1 taça pequena 3 vezes por dia.

Eu acho que fazer o chá da semente de sucupira, dá muita mão de obra (quase todo santo dia).

Assim, resolvi fazer com vinho, garrafa de 750 ml

O recomendado seriam 12 sementes numa garrafa de vinho, e tomar 3 cálices por dia.

Entretanto, eu coloco 24 sementes numa garrafa, e tomo 1 cálice apenas por dia. (ou 1 xicára, copinho descartável de café, antes do jantar, serve até como aperitivo).

Importante: depois de quebrar e colocar as sementes no vinho, esperar curtir uns 15 dias, para começar a tomar.

COMENTÁRIOS de quem já fez uso da semnte de sucupira:

Data: 06/03/2010 09:50
De: Olivares Rocha (olivares@oi.com.br)
IP: 201.19.103.48
Assunto: Re: Re: Re: ATROSE E GASTRITE - chá de sucupira, dá trabalho mas é bom...
meu grande amigo, MaArcelo Fetha, me indicou, mandando vídeos do youtube, um chá feito com sementes de sucupira. Excelente para artroses, bico de papagaio e problemas como minha lesão do joelho. Perdi a cartilagem. Está desgastando a cabeça dos ossos da perna a fricção. Rangia ao dobrar o joelho. Tomografia acusou perda óssea de 1 mm... Com mês de chá de sucupira, o ranger fio embora, diminuindo a fricção e portanto o desgaste ósseo. pena que a preguiça me fez parar. Vour retomar este chá em breve.. Veja no youtube Juca de Oliveira, no Jô Soares, explicando este chá. Lá no youtube achará muitos outros, inclusive um da Unicamp atestando a comprovação científica deste chá, tal qual se ensina popularmente há décadas...

Data: 06/03/2010 13:33
De: Marcelo Fetha (fetha@ibest.com.br)
IP: 189.123.80.181
Assunto: Re: Re: Re: Re: ATROSE E GASTRITE - chá de sucupira, dá trabalho mas é bom...
Olivares meu grande amigo,
Tenho uma sra. conhecida de 75 anos.
Por causa de um osteartrose no joelho direito, e também perda de cartilagem (mal que vinha acometando-a por uns 7 anos), ela nao estava nem pisando mais com a perna direita.
Após uma garrafa de vinho com sementes de sucupira, a dor sumiu (quase por completo), ela já esta andando, meio que mancando.
Ela diz que vai continuar, pois apos gastar um dinheirão com tratamentos (sem nenhuma melhora até então), ela me disse que nunca tinha encontrado algo tão milagroso como essa Semente de Sucupira.
Abraços

Visitantes online

Colaboradores

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Últimas atividades

cristhof ruediger deixou um comentário para Rosimeire Rodrigues dos Santos
39 segundos atrás
cristhof ruediger deixou um comentário para Rosimeire Rodrigues dos Santos
2 minutos atrás
Orleans Monte atualizaram seus perfis
5 minutos atrás
Ícone do perfilOrleans Monte, AURISTELA HEIRY BRAGANÇA, Antonio Paulo da Silva e mais 7 pessoas entraram em AMIGOS DA CURA
6 minutos atrás

© 2014   Criado por Maurecir Mafra.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço